GPDeC

Projeto de pesquisa - Distritos industriais

Projeto de pesquisa

GESTÃO PÚBLICA E SOCIAL EM DISTRITOS INDUSTRIAIS: O CASO DO COREDE NOROESTE COLONIAL

EDITAL FAPERGS 03/2016 - PROCOREDES XIII
Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico-Tecnológico Regional no
Estado do RS
Termo de Outorga 16/2551-0000389-0

 

Esta pesquisa foi apoiada pelo Edital 03/2016 da FAPERGS: PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCOREDES XIII PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR.

Atendeu, portanto, uma demanda específica da Consulta Popular de 2015 no âmbito do Corede Noroeste Colonial, nascida de discussões locais e regional, abordando desafios à elaboração de um Projeto de Desenvolvimento Endógeno do Noroeste Gaúcho. Este debate foi aprofundado também nas discussões ocorridas na TEC-INOVA em 2015, quando se formaliza o PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DA COMPETITIVIDADE REGIONAL.

Além disso, essas questões estão presentes no Plano Estratégico do Corede Noroeste Colonial e nos documentos PRO-RS IV e V do Fórum dos Coredes. A pesquisa buscou compreender e analisar os distritos/áreas industriais existentes nos onze municípios do Corede Noroeste Colonial, à luz da gestão e políticas públicas e da gestão social, com vistas a contribuir no processo de desenvolvimento local e microrregional por meio da qualificação de distritos industriais municipais.

Os resultados evidenciaram que existem políticas municipais na maioria dos municípios do Corede-Norc. No entanto, tais políticas encontram muitos entraves no seu processo de implementação e, em especial, no acompanhamento e avaliação dos resultados das mesmas. Há necessidade de avançar em termos incorporar nestas políticas programas de capacitação dos empresários para que os mesmos possam se organizar em sistemas de governança e cooperação, com vistas a ampliar a competitividade das empresas com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego e renda na região.

GPDeC - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania - 2018