FERNANDO GUILHERME TENORIO

Doutor em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ (1996). Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ (1981). Bacharel em Administração pelo Instituto Metodista Bennett (1975). Fez Estágio Pós-Doutoral em Administração Pública pelo IGOP/Universitat Autónoma de Barcelona - UAB (2004).

Professor Titular Tempo Integral da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Coordenador do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS). Editor dos Cadernos EBAPE.BR e Editor Adjunto da Revista de Administração Pública (RAP).

Professor no Centro de Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV) e do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Andina Simon Bolívar (UASB), Quito - Equador. Professor Colaborador nos seguintes programas de pós-graduação strictu sensu: Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV; Mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutorado em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Exerceu a coordenação do Projeto Gestão Social: ensino, pesquisa e prática - Edital Pro-Administração/CAPES 09/2008 no período de 2009 a 2014; e o Projeto Gestão Social e Cidadania: o Controle Social do Desenvolvimento Regional - Edital Pro-Integração/CAPES. Membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA). Assessor de Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Membro do Grupo de Trabalho para Controle Social do Rio de Janeiro (GTCS), coordenado pela Controladoria Geral da União (CGU/Regional-RJ). Membro da International Society for Third-Sector Research. Membro do conselho editorial de revistas científicas. Consultor em diversas instituições públicas e privadas no país e exterior. Pesquisas desenvolvidas no âmbito das teorias organizacionais, na relação trabalho-capital, gestão social e desenvolvimento.