GPDeC

MARKETING TERRITORIAL APLICADO AOS DISTRITOS INDUSTRIAIS: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Compreendido com uma área definida pela administração pública local, através de um sistema produtivo, planejado e ampliado, destinado à ocupação exclusiva de indústrias, o distrito industrial é considerado elemento fundamental para os processos de desenvolvimento econômico e social local e regional. Além disso, o marketing territorial, enquanto processo de gestão territorial, constitui-se como ferramenta estratégica relevante para que sejam implementadas ações efetivas de desenvolvimento regional e local. Com base nestes aspectos, este estudo buscou identificar, compreender e analisar os principais conceitos, contextos e perspectivas dos distritos industriais frente às dinâmicas de desenvolvimento local e também à luz das estratégias de marketing territorial, com vistas a contribuir para os processos de desenvolvimento local e regional. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que, se bem planejados e articulados, os distritos territoriais e o marketing territorial constituem-se como ferramentas estratégicas relevantes para a promoção do desenvolvimento socioeconômico dos territórios. Além disso, os distritos industriais e o marketing territorial encontram-se estreitamente relacionados, seja pelas similaridades identificadas em suas estratégias de desenvolvimento territorial, como pela constatação da interdependência destas temáticas para a concretização eficaz de tais estratégias.

Palavras-chave: Distritos Industriais; Marketing Territorial; Desenvolvimento Local.

Baixe aqui.

GPDeC - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania - 2018